É o período que a mulher passará após o parto. Ele se inicia no momento em que a placenta sai do útero e dura até aproximadamente 45 dias. Nas mamães que amamentam, o puerpério pode ter duração indeterminada, até 6 meses ou 1 ano.
Neste período, o organismo da nova mamãe retorna ao estado pré gravídico, isto é, todas aquelas alterações que ocorreram no seu organismo para possibilitar o desenvolvimento do seu bebê retornarão ao normal.
Inicialmente a mudança mais brusca que ocorre é a redução do volume do seu útero; você vai sentir como se tivesse uma “bola” bem durinha abaixo do seu umbigo e em cerca de 15 a 30 dias ele voltará a ter o tamanho normal de antes da gravidez.
Nas primeiras horas ou dias após o parto você pode sentir cólicas, principalmente quando amamenta; este fenômeno ocorre porque o estímulo da sucção do bebê nas mamas facilita a contração do útero fazendo diminuir o sangramento e ajudando para que este volte ao seu tamanho normal.
Então vai a dica da Clínica GESTAR: Amamente o seu bebê logo que possível após seu nascimento, isto diminuirá o seu risco de sangramento no puerpério.
Neste período também, a vulva e a vagina passam por grandes alterações, ficam muito atrofiadas e com a mucosa (pele que recobre estas estruturas) muito fina; isto ocorre principalmente até duas a três semanas após o parto, e progressivamente vai voltando ao normal, dependendo de cada mulher, sendo mais lenta naquelas que amamentam.
Então vai uma dica “íntima” da Clínica GESTAR: Quando voltar a ter relações sexuais, você pode sentir um pouco de desconforto; preservativos bem lubrificados são uma boa dica. E não se esqueça de voltar ao consultório médico e pedir orientações sobre métodos anticoncepcionais, porque em 6-8 semanas você poderá até estar ovulando, isto é, “pronta para outra”.... então previna-se.
Outros sistemas que também tem modificações bem significativas são: