HIGIENE: banhos de chuveiro são preferíveis aos banhos de imersão (banheiras). Prefira sabonetes sem irritantes químicos e com ph neutro.É comum o escurecimento de algumas partes do corpo, como face, linha alba (linha que vai do umbigo até o púbis),mamas, axilas e vulva. Para evita-las nas partes expostas, a gestante deve usar diariamente o protetor solar e evitar tomar sol das 10 às 16 horas.
CUIDADOS COM A BOCA: uma grande dúvida das gestantes é se elas podem ir ao dentista, mas a resposta é bem simples: SIM. Os exames odontológicos devem ser realizados, pois a boca da gestante é mais sensível ao aparecimento de doenças como processos inflamatórios nas gengivas. Então, prefira o escovamento delicado com uma escova macia e não tenha medo, se aparecer cáries, elas podem e devem ser tratadas durante a gestação.
VESTUÁRIO: após o terceiro mês geralmente a silhueta da mulher começa a mudar, então a partir desta data, prefira roupas cômodas, mas sem deixar de lado a elegância. O uso de meias elásticas de média compressão são úteis para prevenir e amenizar varizes e aquelas dores nas pernas comuns na gravidez. Não se esqueça de preferir sapatos baixos.
EXERCÍCIOS FÍSICOS: caminhadas, natação e hidroginástica são as atividades físicas ideais para a gestante, desde que não haja contraindicação médica. O exercício físico estimula a circulação, melhora a função intestinal, previne varizes, ajuda a manter o peso e diminui as dores musculares.
AZIA: este é um sintoma comum na gravidez, e tenha certeza, não tem nada relacionado com o seu bebê ter ou não cabelos. Para evitá-la, você deve comer pouco a cada refeição e com maior frequência. Deve evitar tomar muito líquido de uma só vez e bebidas com gás. Procure caminhar um pouco após as refeições e elevar a cabeceira da cama.
CONSTIPAÇÃO INTESTINAL: esta situação é quase uma regra dentre as grávidas, isto ocorre por alteração hormonal.Então para você se sentir melhor, faça da alimentação sua aliada, incluindo nela frutas, grãos integrais, ameixa preta, vegetais cozidos com um POUQUINHO de azeite de oliva sobre eles.
VIAGENS: as viagens em aeronaves pressurizadas são permitidas na gestação, mas deve-se evitar aeronaves pequenas sujeitas a turbulências. As viagens marítimas ou férreas embora permitidas, devem ser evitadas quando forem de longa duração. Quando a viagem é de carro, recomenda-se que a cada 2 horas a gestante levante-se e caminhe uns 10 minutos, para redistribuir a circulação. Deve-se evitar as pistas mal conservadas. Dirigir automóvel com cuidado e por pouco tempo é permitido, mas não se pode esquecer de utilizar o cinto de segurança, sendo que ele deve passar abaixo do abdome e entre as mamas.
RELAÇÕES SEXUAIS: o comportamento sexual das grávidas é muito variável, em algumas a libido diminui, em outras intensifica-se. Então as relações sexuais quando não há restrições médicas, podem ser praticadas pelos casais conforme desejarem.
VARIZES HEMORROIDÁRIAS: esta queixa é muito frequente, em particular em quem já teve filhos. Para seu alívio recomenda-se banhos de assento em água morna, lavar após as evacuações e não utilizar papel higiênico.
FUMO E ALCOOL: sabe-se que o fumo(inclusive o fumo passivo) durante a gestação está associado com abortamentos, partos prematuros, recém nascidos de baixo peso, descolamento de placenta e ruptura da bolsa. De forma semelhante o álcool ingerido pela gestante também pode ser prejudicial ao feto aumentando o risco de morte perinatal e retardo mental. Como não se consegue estabelecer a quantidade necessária de álcool ou fumo para causar estes efeitos, é prudente que eles não sejam utilizados durante a gravidez, e não se esqueça, cerveja preta também contem álcool. E quanto às drogas? Nem pensar..
PINTAR O CABELO: geralmente pintar o cabelo é uma grande dúvida da grávida, que mesmo neste período quer se manter bonita. O que é mais recomendado é que se evite os 03 primeiros meses de gravidez e nos próximos você pode pintar, mas prefira tintas com menores quantidades de amônia e locais arejados para você ficar durante a aplicação.
ESTRIAS: sabe-se que as estrias tendem a surgir na gravidez. São mais frequentes nas mamas, abdome, coxas e nádegas. Ocorrem pela rápida distensão da pele e são mais frequentes em pacientes predispostas. Porém há algumas coisas que você gestante, pode fazer para tentar evita-las como o uso de cremes hidratantes antiestrias, sendo que há inclusive algumas marcas que foram testadas e comprovadas como seguras na gravidez. Mas não pense que somente mantendo sua pele hidratada estará livre das estrias. Para evita-las também é preciso manter uma dieta saudável e equilibrada, para ter uma pele com mais elasticidade. E saiba que se você engordar além do que o seu médico recomendar, estará mais sujeita ao aparecimento de estrias.
Fonte: Neme-Obstetrícia Básica e Obstetrícia-Jorge de Rezende.