A amamentação é recomendada exclusivamente até o sexto mês de vida do seu bebê. Neste período ele não precisa de nenhuma complementação como água, chás ou mamadeiras, exceto quando com recomendação médica.
Após o sexto mês de vida, a amamentação ainda é recomendada, porém complementada com introdução gradativa de outros alimentos como frutas e papinhas frescas.
A amamentação traz muitas vantagens tanto para você quanto para o seu bebezinho. Para você, saiba que a amamentação diminui o sangramento pós parto, protege as mamas do aparecimento de câncer mamário e também, quando a amamentação é exclusiva, possui efeito anticoncepcional, diminuindo a fertilidade da mulher, além de ser prático e muito econômico, “está sempre pronto”.
Já para o seu bebê, as vantagens são ainda maiores, diminuindo a mortalidade e as doenças como infecções de ouvido, diarréias e pneumonias, além de propiciar ao seu bebê melhor desenvolvimento cognitivo, da dentição e promovendo um crescimento e desenvolvimento adequados. Seu leite propicia ao bebê uma nutrição de alta qualidade, pois é adequado para ele, com as quantidades certas de cada nutriente que ele necessita como água, sais minerais, glicose, vitaminas, proteínas e gorduras.
Saiba que você deve dar mamadas longas esgotando uma mama por vez, pois para o seu bebê se sentir saciado ele deve tomar o leite posterior; o que é isto? O leite posterior é o leite do final da mamada, que é rico em gorduras, deixando ele sem fome por mais tempo.
Você deve perceber que com a ingestão de leite de outras fontes animais ou vegetais, os bebês parecem ficar mais tempo sem fome e parecem que se nutrem melhor, mas este é um grande engano! O que na verdade acontece, é que esses leites não são adequados para o bebê como o seu e o bebezinho leva muito mais tempo para conseguir digeri-los, além de poder causar alergias, aumentar gases e alterações intestinais como dificuldade para evacuar. Lembre-se, o seu leite é “especial” para o seu bebê!
Aproveite pois amamentar é um grande ato de amor ao seu bebê.